2.9.07

Pequenos (grandes) detalhes de uma longa semana ~~



Hoje é Sábado e são 23.11 horas. Acabo de chegar no meu quarto há alguns minutos depois de mais de 12 horas na rua. Meus dias aqui nos EUA vem sendo assim...longos e agitados. Tem apenas uma semana que cheguei aqui - e 6 dias que me mudei para a Universidade - mas parece que tem tantos mais! Não por serem ruins, não por serem bons; apenas por serem únicos.

Desde que cheguei aqui tive problemas para dormir, roxos pelo corpo e alguns pavores (de que eu e minha colega de quarto não coubessemos no mesmo quarto, de que meu inglês não fosse bom, de que jamais fisesse amigos..). Desde que cheguei aqui tive medo de passar fome (por não aguentar comer esta comida gordurosa e calórica), de comer demais. Tive medo de estar rodeada de meninas americanas no meu andar (são todas americanas, exceto eu e uma australiana - Ana - uma chinesa - Julie - e uma taiwanesa - Josie).

Mas as coisas estão indo muito bem, eu diria. Apesar de meus sentimentos e impressões variarem muitas vezes durante os dias parece que tudo vai bastante bem. ;)

Compartilho agora algumas coisas que me saltaram os olhos estes dias e alguns momentos preciosos (começando por hoje):

- Hoje combinamos de nos encontrar às 10.30 para irmos ao Farmers Market, que é uma feira que está acontecendo todos os sábados pela manhã e começo da tarde nesta época do ano. Nesta feirinha os fazendeiros e produtores da região vendem vegetais, legumes, frutas, queijos e outras coisinhas do tipo. Fomos eu, Marie (Alemanha), Ana (Equador), Carlos (Equador) e Davi ( Brasil). Comprei mel e provei vários queijos gostosos. :) Marie e eu nos perdemos do restante do pessoal enquanto ela comprava tomates e, depois de andarmos em volta do Capital (que é a prefeitura. A feirinha acontece lá em volta) decidimos tomar um café e sentarmos na grama ou num banquinho lá perto para ver achavamos os meninos. E lá se foram longos minutos de boa e séria conversa. Já gosto muito dela. :) Quando nos encontramos decidimos ver se encontrávamos uma sombrinha para a Ana em uma loja lá perto...e qual não foi minha surpresa quando vi Marie agachada no chão com alguns esmaltes espalhados tentando achar qual tom de rosa parecia mais com o meu.

Depois almoçamos comida grega. Marie, Ana e eu dividimos uma salada grande para as três (o que me tornou um hábito aqui quando estou com elas, porque não conseguimos ainda entender a razão de porções tão gigantescas de tudo por aqui). Depois do almoço andamos na State Street, que é a rua onde fica o comércio e os restaurantes aqui em Madison. Marie e eu compramos juntas dois vestidos iguais pelo preço de um (12 dólares cada, na verdade) e decidimos que vamos usá-los amanhã de manhã, na Igreja).

Em seguida fomos ao Shopping, Ana, Carlos e eu. Esperamos o ônibus por milhões de minutos e enquanto isto vimos um cara sendo preso, um outro pintando quadros na calçada com tintas de spray e até vimos adultos e crianças tirando fotos perto de dois cavalos de umas policias que estavam lá perto do ponto de ônibus. Eu me juntei ao grupo e, claro, também fiz carinho em um dos cavalos. Eles usam sapatos, o que me pareceu bem divertido! :)

No ônibus tinham umas pessoas realmente estranhas, eu diria. Ficamos impressionados com um casal de pessoas imundas com mochila de acampamento e cabelos sujos que entraram no ônibus com um cachorro. Sim!! Um cachorro: grande, marrom, e mais limpo que os dois. Depois entrou uma senhora que desceu em dois pontos mas conseguiu, antes disso, abrir um galão de leite, tomar um pouco na garrafa e ainda derramar um pouco no banco...

Não falei antes, mas as pessoas aqui em Madison são, aparentemente, muito educadas e legais. bem mais que em outras cidades norte-americanas em que já estive. Esta não é uma impressão só minha não; na verdade foi algo que já ouvi de várias outras pessoas por aqui também.

No caminho de volta o motorista parou o ônibus para ajudar a tirar um senhor que estava na cadeira de rodas de dentro do ônibus. Ah! E aqui em Madison nós estudantes não pagamos tarifas de ônibus, independente de para onde vamos - mesmo que seja para o Shopping no Sábado a tarde. ;)

- Voltando para ontem e os dias anteriores:

Esta semana almocei num restaurante chines com o Davi (Brasil) um dia e outro almocei com a Josie (Taiwan) em um restaurante afegão. Jamais imaginei que fosse comer comida afegã! Na verdade aqui na State Street tem restaurante de diversos lugares; a única semelhança entre eles é que as porções são sempre gigantes. Não consegui terminá-las nenhum dos dias, mas com minha política de não ao desperdício foi bom ter meus amigos por perto..hehe. Bom, eu e Josie andamos na State Street e depois dividimos um sorvete. Sim, não só parece não; é derdade: aqui parece que comemos o tempo todo!!

Esta semana tivemos pic nic, dance (antes de ontem), music festival (ontem) e mais mil coisas de boas vindas para o pessoal do dormitório. O pic nic foi tão único! Colaram folhas com desenhos de melancia, beringela e umas outras frutas e vegetais diferentes em cada porta de quarto e aí foram chamando por nome do alimento. "Melancias, melancias! Venham buscar seu jantar aqui no primeiro andar e se junte ao seu grupo!" E lá iam todas as melancias (sim, eu fui uma delas..tsc tsc)...aí um professor da Universidade juntava as melancias na grama do lado de fora do prédio em um círculo e tentava fazer com que nós conhecesseemos as outras melancias de outros andares. Eu sei. Foi tão estúpido como parece na descrição! E ainda ouvi alguém dizer: "oh! Esta será minha primeira refeição de verdade desde que cheguei aqui". Eram 5 da tarde - hora de jantar, claro! - e o jantar era uma caixa com um sanduíche dentro, um chips, um cookie, uma maçã e uma lata de refrigerante.

Mais tarde era a hora do Dance. Parecia-me uma grande idéia poder ir dançar..mas o detalhe é que as pessoas custaram para resolver dançar; e logo se enfadaram. Bom, ficamos até o final (eu, uma melancia que se chama Lisa e duas Sarahs). É claro que lá novamnte tinha comida de graça e aos montes...pipocas mil, ponche, m&m e por aí vai. Mas eu fiquei só no ponche desta vez. :) Nós quatro decidimos então dar uma volta lá fora usando nossos novos colares havainos e depois fomos para o quarto delas.

[Minha colega de quarto, Allie, chegou aqui e estamos conversando. Termino isso outra hora... ;P]