20.9.07

Mais notícias ~~



Parece que tem uma eternidade que não escrevo aqui.

Na semana passada fez muito frio (algo em torno de 9C durante o dia) mas nesta semana o calor voltou. Não tão intenso quanto na primeira semana (ainda bem!). Ainda é verão até o dia 22 e a considerar o frio da semana passada não quero nem ver o outono e inverno aqui!

Semana passada estava eu bem almoçando - bom, mais ou menos almoçando, pq não tenho certeza se Mac & Cheese pode ser considerado almoço ou não - e conversando com minha orientadora do intercâmbio ai da faculdade no Brasil e o alarme de incêndio começou. Todo mundo foi saindo do prédio e lá fui eu. Depois que tranquei a porta do quarto e cheguei lá embaixo (quando o alarme de incêndio toca temos que sair do prédio, mesmo que de toalha!!) achei que ia congelar. Eu lá, com frio e o meu mac aqui em cima esfriando. Ainda bem que era só treinamento e que rapidinho pude voltar para dentro do prédio.

Hoje estava na aula e o alarme tocou. Lá vão todos os alunos do prédio de Direito para o lado de fora...mas também era treinamento. Acho que agora já estou escola em alarmes de incêndio e espero que não toquem novamente!!

Este final de semana foi bastante animadinho. Na sexta fui almoçar na casa do Davi (brasileiro) e me diverti muito comendo arroz, feijão, repolho e brócolis. Sim, pode ficar orgulhosa de mim, mamãe!! Comi tudinho!! Rs rs! na verdade aqui sempre que tem brócolis é cru. Foi ótimo comer brócolis cozido, mas o melhor foi o repolho!! Estava mesmo bom!! [Devo ressaltar aqui que o repolho foi feito ao estilo chinês e não brasileiro...mesmo que o cozinheiro não tenha percebido até eu falar. Estava muito bom!].

Foi divertido ver um americano falando que quando se come arroz tem que colocar a outra coisa em cima. Feijão, no caso. Rs rs! Ai entendi pq a Marie (alemã) colocou todo minha comida em cima do arroz na semana passada, quando me chamou para almoçar na casa dela (no Sábado dia 08). :) Fiz brigadeiro para ela mas ficou mole..

Elizabeth (minha dupla no Bridge - americana) e eu fizemos um brigadeiro para o lanche coletivo do Bridge na segunda feira, dia 10 mas ficou duro e queimado. :( Diz ela que sempre que faz aqui dá errado. Acho que é o leite condensado... Ela já morou no Brasil por um ano, quando estava no segundo grau e é apaixonada pelo Brasil!!

Retomando meu último final de semana: depois da aula nesta sexta fui ao Shopping com a Marie e na volta desci no ponto errado e vim correndo para casa para tentar me esconder do frio. Quando cheguei aqui coloquei meu pé no chão e, acho que pela primeira vez na vida, ele estava mais frio que o próprio chão. Foi uma sensação muito estranha. Disseram que estava fazendo mais ou menos 1 grau C. Eram 8 horas da noite e tinha perdido o jantar japonês (na semana anterior perdi o jantar coreano) que foi às 6. Mas mesmo assim consegui me divertir bastante! Fomos para o Memorial Union (eu, Ana, Maggie, Carlos, Hae, Hobbes, Nick, Davi, Diego = Brasil, Equador, Vietnan, EUA e Hong Kong, não nesta ordem) , onde estava tendo um show de música latina e dancei até dizer chega! O mais engraçado para mim e para Ana (Equador) foi ver as pessoas tentando aprender a dançar. Tenho que dizer que nosso amigo Nick, do Vietnan, nos surpreendeu com o show que deu! Rs rs! Depois ainda teve um show de uma cantora Iraniana com uma voz maravilhosa. Só queria saber o que ela cantou...

No Sábado fui novamente ao Farmer`s Market, mas desta vez com minha colega de quarto, Allie, e uns amigos dela. Eu era a única estrangeira e foi divertido - mas senti falta dos meus amigos estrangeiros, devo confessar. Experimentei um super Cinnamon Roll e gostei. na ida fomos amontoados no carro da mãe da Allie. Foi aniversário da Allie no Domingo e a mãe dela veio aqui no Sábado e nos levou para passear o dia inteiro.

Depois da feirinha fomos ao Shopping mas eu tive o privilégio de ser especialmente levada pela mãe dela a uma loja de Scrapbook no outro lado da cidade. :) Fomos nós duas à tal loja e eu amei o tratamento especial! :) Depois voltamos ao Shopping, fomos a um supermercado em outro lugar e voltamos para o Campus. Aí a mãe dela foi embora e fomos jantar num restaurante na state Street.

Na volta para casa ouvimos carros de polícia. Vários. Cinco ou seis, na verdade. E mais um carro de bombeiros. Alguém adivinha o que era!? Uma briga. Sim, uma simples briga. [ Acho que eles estão precisando de arrumar mais coisas para fazer , né? Dizem que se a idade para beber aqui fosse 18 e não 21 eles não teriam muito o que fazer nos finais de semana. Isso pq a maior parte do trabalho dos policias no final de semana parece ser conferir se quem está bebendo tem mesmo mais de 21 anos...].

Cheguei em casa super cansada mas logo logo a Ana e a Maggie me ligaram e me chamaram para ir ao Memorial Union, para uma aula de salsa. Eu disse que estava cansada e tal mas me chamaram de vovó..ai tive que ir! Rs rs! Mas a programação da noite tinha sido cancelda (parece que pelo frio). Fomos então para o aniversário de um americano (a dupla de Bridge da Ana tinha chamado ela para ir mas ela só ia se eu e Maggie tb fóssemos..hehe!) mas ficamos lá pouquíssimo tempo e voltamos.

Eu, feliz da vida, não coloquei o relógio para despertar para ver se finalmente descansava (acordei às 7 no Sábado). :) Mas o telefone não me toca às 8 horas do Domingo?? [Sim, desta vez não foi vc papai. Mas nos acordaram de novo no Domingo. :)] Era davi me chamando para ir à Igreja. falei que ia dormir e tal e escalei minha cama novamente. Mas não consegui dormir de novo. Ai desci da cama e liguei para ele falando que ia pq não conseguia mais dormir. Depois fomos tomar Brunch num lugar delicioso! :) Tinham mais 2 taiwaneses conosco (A Floria e um menino) e um outro menino de Hong Kong e eles ficaram curiosos como eu sabia sobre algumas tradições deles.

Claro que sobrou comida do brunch. Aí juntei com meu Cinnamon Roll do café da manhã de Sábado, com meu almoço e jantar de Sábado e eu e Maggie tivemos jantar para o Domingo também.

No Domingo à tarde/noite fomos para a Biblioteca e, devo dizer, as bibliotecas aqui são bem concorridas mesmo no Domingo à noite!! Na primeira semana de aula eu e Maggie achamos que era algo passageiro, mas parece que não, pq na segunda semana tb se repetiu. :)

Maggie e eu lavamos roupa ontem e estudamos juntas- para variar! Heheh! quase todo dia estudamos juntas. Fingimos que passamos tempo juntas mas na verdade ficamos só sentadas uma do lado da outra estudando. Claro, até uma convencer a outra que precisa muitoooo de sorvete, biscoito ou pão! Rs rs! Ai se a outra convencer a uma que não deve comer continuamos estudando. Caso contrário paramos para dividir alguma coisa gorda e reclamar da comida daqui, falar de nossas casas longes longes, amigos longes longes, planejar o dia seguinte, o final de semana e descobrir nas entrelinhas como já somos boas amigas. :)

Ontem eu e Maggie fomos à academia pela manhã e espero poder voltar lá em breve...Rs rs!

Bom, já é quase 1 da manhã e amanhã tenho aula e um dia longo pela frente. :) Vou almoçar com uma clega de sala inglesa amanhã.


Recadinho especial para Mile e Mari:

Bonequinhas, estou morrendo de saudades de vocês e mostrei fotos suas para uns amigos aqui. Estou usando a agenda de menininhas e sempre lembro de vocês. :)
Saudades mil, lindas!! Sempre que me lembro dos bilhetinhos que me fizeram antes de viajar fico super feliz!! Meu pé já sarou. :)




4.9.07

A cidade hoje, minha primeira aula e mais um pouqinho....



A cidade hoje transpirou juventude e serenidade. Hoje foi o primeiro dia de aula e nem posso imaginar onde estavam todos estes estudantes nos últimos dias. A cidade estava cheia de alunos andando para lá e para cá. E hoje foi um daqueles dias quentes quentes que só sentindo para entender. Muitas meninas de micro shorts (americanas, claro), algumas de lenços na cabeça e calça jeans (mulçumanas), grupinhos de asiáticos, etc.

No meu dormitório (Chadbourne) tivemos café da manhã grátis para o primeiro dia de aula. Lá vou eu novamente na bobagem do iogurte low fat e light: 140 calorias em 113 gramas. Mais torradinhas, frutinhas mil, leitinho low fat (160 calorias!!) e uma semana de calorias ingeridas em uma única refeição. E isso tentando seguir a linha saudável e light. Hehe!

Bom, a minha primeira aula foi de Direito de Família. A professora já conhecia - desde que a encontrei para uma reunião com outras 2 intercambistas de Direito, na semana passada. Gostei dela, mas confesso que no começo não achei que fosse entender uma palavra da aula. Tomar notas foi complicado, porque não estou acostumada a fazê-lo usando o computador (que é o que todos os alunos da faculdade de direito fazem. Pelo menos na aula de Família. Rs rs!). Comprei meus livros e lá se foram nada menos do que 224 dólares. E olha que só um livro é grandinho!! Dois são pequeninos e tem dois montinhos de xerox. Xerox aqui é uma fortuna. Só não consegui decidir ainda se são os xerox ou se são os creme dentais os artigos mais caros por aqui. Rs rs!

Mais tarde fui na Biblioteca de Direito e fiquei impressionada com o que vi: tem uma seção com uns livros de Direito Brasileiro e encontrei Arnoldo Wald, Humberto Theodoro, Orlando Gomes, Benviláqua e outros. Estou impressionada até agora!!! :) Achei também umas prateleiras com livros de Direito das Crianças, Direitos Humanos delas, Direito Internacional relativo às crianças e por aí vai. Vou ter um semestre e tanto!! ;)

Depois fui levar uns documentos no International Student Service e na saída do prédio a porta de vidro bateu no meu pé e fez um machucado horrível. Começou a sangrar e vim correndo para o meu quarto para lavar o machucado e aí entendi o que um aluno estrangeiro disse em uma palestra que fomos semana passada: que aqui, não importa o que, no final do dia nós somos responsáveis por nós mesmos. Deu um apertinho...Ver meu pé sangrando e ardendo muito e não ter como ir comprar nenhum remédio naquela situação. Deu vontade de ligar para casa, de ter minha màe aqui para fazer curativo. ;) Corri no quarto de uma menina aqui da frente e pedi alguma coisa. Por sorte ela tinha uma coisa (que não faço idéia do que era!) que parecia antiséptica e band-aids. Mas não ajudou muito. Logo tava sangrando de novo...aí taquei um esparadrapo em cima de tudo e cá estou. Fiquei até me perguntando como não sei ainda onde fica um hospital ou alguma coisa assim aqui perto!

Depois tinha uma tal de tail gate party e lá fui eu. Jantar de graça. Pic nic na grama. O famigerado sanduíche, cookies, refri, água, maça e chips. Eu sei: tsc tsc. Ganhamos caixinhas de baralho e jogaram várias camisetas para o ar (longe de mim). Teve uma apresentação da banda e as cheerleaders estavam também se apresentando. Segunda vez que as vejo e, confesso, acho uma fofura!! Super divertido!! ^^*

Eles ensinaram uns passinhos que parece que todo mundo faz durante uma parte do jogo. Foi divertido (mesmo com o pé machucado.. ;). Tocou a música do Passarinho ("passarinho quer dançar, seu rabinho balançar...") e eles tem uma dancinha especial para ela. Mas aqui falam que é a música da galinha, ou alguma coisa ssim.

Voltei para o meu dorm e comecei a escrever aqui, mas tive que interromper porque tinha uma reunião do meu andar. Tinha uma vasilha gigante de caramelos rodando e falaram que agora lá embaixo está tendo sorvete, leite e cookies de graça. Acho que não vou (não devo, eu sei!). Esse povo não cansa de comer nunca?? Sorvete e cookies? Isso é maldade comigo.

Bom, acho que já cansei vocês. E não falei quase nada que queria...não falei como estou encantada com minha colega de quarto (sério!! Ela é uma fofa!!!), como foi divertido andar de vestido anos 50 no Domingo de manhã com a Marie (as duas com vestido igual e várias pessoas perguntando se somos irmãs. Rs rs!) e também não contei como algumas coisas tem me deixado bem impressionada aqui. Algumas pessoas no Brasil quando cortam o cabelo falam em vender; aqui vi umas meninas comentando que cortam e que doam. Elas cortam e doam para fazer peruca para as pessoas com cancer. Bacana, não? :) Falamos que são frios. Mas acho que Maryaneta tem alguma razão na teoria de que nós acreditamos que "fazemos nossa parte, que cada um faz um pouquinho - sua parte - e que tá bom"; na verdade vi na livraria que doam livros para escolas africanas; vi que muitas vezes as coisas são realmente muitooo mais fáceis aqui. Quero dizer, a biblioteca é impressionante, os alunos se esparramam pela grama durante o dia (para almoçar, estudar, conversar); cada um pode fazer uma coisa completamente diferente e você pode criar seu próprio grupinho de qualquer coisa. Algumas meninas do meu andar me pediram para criar um de samba e dança. :) Fui trocar uma coisa na loja e o moço não me perguntou nada. Nem porque nem meu nome nem cpf; nem fez cara feia. Falou ok - e me deu meus 5 dólares de volta. Impressionante!! Bom, eu já estou calejada de ter que conversar com vendedores, gerentes, empresas de telefone, etc. Quanto desperdício de tempo e energia!

Bem, agora me vou... ;)

Saudades de vocês! E torçam para que meu pé sare logo porque tá mesmo ardendo. :(

Obs: Sõ 22.15 e sim:eu tomei o sorvete com calda.. mas amanhã estou de regime!! ;)








2.9.07

Pequenos (grandes) detalhes de uma longa semana ~~



Hoje é Sábado e são 23.11 horas. Acabo de chegar no meu quarto há alguns minutos depois de mais de 12 horas na rua. Meus dias aqui nos EUA vem sendo assim...longos e agitados. Tem apenas uma semana que cheguei aqui - e 6 dias que me mudei para a Universidade - mas parece que tem tantos mais! Não por serem ruins, não por serem bons; apenas por serem únicos.

Desde que cheguei aqui tive problemas para dormir, roxos pelo corpo e alguns pavores (de que eu e minha colega de quarto não coubessemos no mesmo quarto, de que meu inglês não fosse bom, de que jamais fisesse amigos..). Desde que cheguei aqui tive medo de passar fome (por não aguentar comer esta comida gordurosa e calórica), de comer demais. Tive medo de estar rodeada de meninas americanas no meu andar (são todas americanas, exceto eu e uma australiana - Ana - uma chinesa - Julie - e uma taiwanesa - Josie).

Mas as coisas estão indo muito bem, eu diria. Apesar de meus sentimentos e impressões variarem muitas vezes durante os dias parece que tudo vai bastante bem. ;)

Compartilho agora algumas coisas que me saltaram os olhos estes dias e alguns momentos preciosos (começando por hoje):

- Hoje combinamos de nos encontrar às 10.30 para irmos ao Farmers Market, que é uma feira que está acontecendo todos os sábados pela manhã e começo da tarde nesta época do ano. Nesta feirinha os fazendeiros e produtores da região vendem vegetais, legumes, frutas, queijos e outras coisinhas do tipo. Fomos eu, Marie (Alemanha), Ana (Equador), Carlos (Equador) e Davi ( Brasil). Comprei mel e provei vários queijos gostosos. :) Marie e eu nos perdemos do restante do pessoal enquanto ela comprava tomates e, depois de andarmos em volta do Capital (que é a prefeitura. A feirinha acontece lá em volta) decidimos tomar um café e sentarmos na grama ou num banquinho lá perto para ver achavamos os meninos. E lá se foram longos minutos de boa e séria conversa. Já gosto muito dela. :) Quando nos encontramos decidimos ver se encontrávamos uma sombrinha para a Ana em uma loja lá perto...e qual não foi minha surpresa quando vi Marie agachada no chão com alguns esmaltes espalhados tentando achar qual tom de rosa parecia mais com o meu.

Depois almoçamos comida grega. Marie, Ana e eu dividimos uma salada grande para as três (o que me tornou um hábito aqui quando estou com elas, porque não conseguimos ainda entender a razão de porções tão gigantescas de tudo por aqui). Depois do almoço andamos na State Street, que é a rua onde fica o comércio e os restaurantes aqui em Madison. Marie e eu compramos juntas dois vestidos iguais pelo preço de um (12 dólares cada, na verdade) e decidimos que vamos usá-los amanhã de manhã, na Igreja).

Em seguida fomos ao Shopping, Ana, Carlos e eu. Esperamos o ônibus por milhões de minutos e enquanto isto vimos um cara sendo preso, um outro pintando quadros na calçada com tintas de spray e até vimos adultos e crianças tirando fotos perto de dois cavalos de umas policias que estavam lá perto do ponto de ônibus. Eu me juntei ao grupo e, claro, também fiz carinho em um dos cavalos. Eles usam sapatos, o que me pareceu bem divertido! :)

No ônibus tinham umas pessoas realmente estranhas, eu diria. Ficamos impressionados com um casal de pessoas imundas com mochila de acampamento e cabelos sujos que entraram no ônibus com um cachorro. Sim!! Um cachorro: grande, marrom, e mais limpo que os dois. Depois entrou uma senhora que desceu em dois pontos mas conseguiu, antes disso, abrir um galão de leite, tomar um pouco na garrafa e ainda derramar um pouco no banco...

Não falei antes, mas as pessoas aqui em Madison são, aparentemente, muito educadas e legais. bem mais que em outras cidades norte-americanas em que já estive. Esta não é uma impressão só minha não; na verdade foi algo que já ouvi de várias outras pessoas por aqui também.

No caminho de volta o motorista parou o ônibus para ajudar a tirar um senhor que estava na cadeira de rodas de dentro do ônibus. Ah! E aqui em Madison nós estudantes não pagamos tarifas de ônibus, independente de para onde vamos - mesmo que seja para o Shopping no Sábado a tarde. ;)

- Voltando para ontem e os dias anteriores:

Esta semana almocei num restaurante chines com o Davi (Brasil) um dia e outro almocei com a Josie (Taiwan) em um restaurante afegão. Jamais imaginei que fosse comer comida afegã! Na verdade aqui na State Street tem restaurante de diversos lugares; a única semelhança entre eles é que as porções são sempre gigantes. Não consegui terminá-las nenhum dos dias, mas com minha política de não ao desperdício foi bom ter meus amigos por perto..hehe. Bom, eu e Josie andamos na State Street e depois dividimos um sorvete. Sim, não só parece não; é derdade: aqui parece que comemos o tempo todo!!

Esta semana tivemos pic nic, dance (antes de ontem), music festival (ontem) e mais mil coisas de boas vindas para o pessoal do dormitório. O pic nic foi tão único! Colaram folhas com desenhos de melancia, beringela e umas outras frutas e vegetais diferentes em cada porta de quarto e aí foram chamando por nome do alimento. "Melancias, melancias! Venham buscar seu jantar aqui no primeiro andar e se junte ao seu grupo!" E lá iam todas as melancias (sim, eu fui uma delas..tsc tsc)...aí um professor da Universidade juntava as melancias na grama do lado de fora do prédio em um círculo e tentava fazer com que nós conhecesseemos as outras melancias de outros andares. Eu sei. Foi tão estúpido como parece na descrição! E ainda ouvi alguém dizer: "oh! Esta será minha primeira refeição de verdade desde que cheguei aqui". Eram 5 da tarde - hora de jantar, claro! - e o jantar era uma caixa com um sanduíche dentro, um chips, um cookie, uma maçã e uma lata de refrigerante.

Mais tarde era a hora do Dance. Parecia-me uma grande idéia poder ir dançar..mas o detalhe é que as pessoas custaram para resolver dançar; e logo se enfadaram. Bom, ficamos até o final (eu, uma melancia que se chama Lisa e duas Sarahs). É claro que lá novamnte tinha comida de graça e aos montes...pipocas mil, ponche, m&m e por aí vai. Mas eu fiquei só no ponche desta vez. :) Nós quatro decidimos então dar uma volta lá fora usando nossos novos colares havainos e depois fomos para o quarto delas.

[Minha colega de quarto, Allie, chegou aqui e estamos conversando. Termino isso outra hora... ;P]